Um Consultor de Marketing Digital é um profissional especializado em analisar, planear e otimizar estratégias de marketing na internet para ajudar empresas, marcas ou profissionais a alcançarem seus objetivos — como aumentar vendas, atrair clientes, fortalecer a presença online ou melhorar a comunicação com o público.
O que esse profissional faz na prática:
📌 Diagnóstico online
Avalia o site, redes sociais, anúncios, posicionamento no Google, concorrência e resultados atuais.
📌 Planeamento estratégico
Cria um plano detalhado de ações digitais, definindo metas, público-alvo, canais e proposta de valor.
📌 Gestão de tráfego e anúncios
Orienta ou acompanha campanhas pagas em plataformas como:
- Google Ads
- Meta Ads (Facebook e Instagram Ads): Podes consultar artigos sobre Meta Ads aqui.
- TikTok Ads
📌 SEO (Otimização para pesquisa)
Sugere ou organiza estratégias para melhorar o posicionamento orgânico no Google através de:
- Pesquisa de palavras-chave;
- Otimização on-page;
- Criação de conteúdo relevante;
Para saber o que é SEO podes consultar este artigo aqui.
📌 Automação e funil de vendas
Estrutura jornadas de marketing com e-mail, WhatsApp, landing pages, CRM e outras ferramentas para aumentar conversões.
📌 Mensuração de resultados
Monitora métricas, analisa dados e identifica o que deve ser ajustado para melhorar constantemente a performance das campanhas.
Principais benefícios de contratar um consultor de marketing digital
- Evita gastos desnecessários com anúncios e ferramentas
- Traz conhecimento atualizado sobre tendências digitais
- Aumenta a eficiência das ações online
- Gera crescimento previsível e sustentável
- Ajuda a construir autoridade e presença digital
Quer saber mais?
👉 Conheça os meus serviços de Consultoria em Marketing Digital.